top of page
Foto do escritorNatalia Oliveira

Oral o traço de Caráter amigo de todos

Atualizado: 7 de jun. de 2024

O traço de caráter coração, onde a emoção predomina


Dos 5 traços o Oral é o segundo a se formar, a partir de 1 mês de vida, durante a amamentação, onde começa a perceber o mundo a partir da boca.







Começa a perceber sabores, texturas diferentes, não tendo muita percepção da vida nesse momento, dependendo exclusivamente de outra pessoa, não podendo sentir o abandono. O bebê começa a chorar quando não recebe atenção e percebe que ao chorar consegue o que quer. Fato esse que torna as pessoas com o caráter oral mais emotivas.


Muitas vezes nessa fase da vida, a mãe costuma dar mais comida do que o bebê necessita, o que gera um cuidado excessivo pela boca e suas reais necessidades não sendo satisfeitas. Por conta disso, quando uma pessoa com esse caráter se frustra, fica ansiosa ou triste "desconta" na comida.



São pessoas que: gostam de estar em grupo, necessitam de contato, são simpáticas, carinhosas e acolhedoras. Adoram se comunicar.


O que é Oral? É um problema?

Oral é um traço de caráter que todos temos, não é um problema e nem algo para se preocupar. A não ser que esteja na dor.

É uma característica criada através de um mecanismo de defesa do nosso corpo, alguns tem mais outros menos, isso porque nem todo mundo passou pelos mesmos problemas durante a amamentação.


Durante a amamentação algumas mulheres tem dificuldades em alimentar seus bebês, seja por inexperiência ou por algum problema inesperado como a falta de produção de leite. Em alguns casos o bebê é super alimentado mais do que necessita, formando o traço de caráter "oral em excesso", em outros casos o bebe sente fome e não é satisfeito gerando o traço de caráter "oral em falta".


E é por conta desse mecanismo de defesa que os traços de oral surgem.


Os primeiros meses para um bebê é assustador, tudo é novo, sentir fome, frio, sede, dor ao urinar... são um turbilhão de sensações que ele nunca sentiu. E por mais, que a mãe seja cuidadosa, é impossível não gerar pequenos traumas.


Oral Excesso x Oral em Falta?


Oral em Excesso

verbo: mais

sente: com intensidade

tendência: compulsão alimentar e vícios orais ( cigarro, bebida, comida )


Oral em Falta

olhar: tristeza e vazio

corpo: mais magro e arredondado

sente: quer ficar abraçando, juntinho, e ele sente frio

olhar: de falta, de pena


Como saber se eu sou Oral?


Na verdade todas as pessoas tem os 5 traços : Esquizoide, Oral, Masoquista, Psicopata e Rígido. Mas possuem 2 a 3 traços que se destacam mais.


Por exemplo: um oral é fácil de identificar, geralmente são pessoas bem cheias ou magras com formato arredondado.

Formato da cabeça e do rosto é fofinho arredondado, molinho, cabeça redonda, olhos menores, bochecha saliente, boca se destaca, sorriso aberto e lábios carnudos.

O corpo também é arredondado molinho e macio, tem pouca energia nas pernas, sete mais frio e gosta de abraçar.

O bumbum é redondo e macio no oral da falta não tem volume já no excesso é volumoso.


Comportamento: não suportam pressão, não seguram segredos, gosta de sentir intensamente, emotivo, falante, adora comer, não gosta de exercícios, não tem força, não suporta cobrança.


Precisam interagir com muitas pessoas. Adoram atividades em grupo, fazer coisas junto com a família e amigos, tem medo de ser abandonado.


Oral na Dor ou Recurso


Todo traço de caráter tem dois status, DOR ou RECURSO


RECURSO: usamos esse termo quando nos referimos que a pessoa está bem, com seu emocional equilibrado e controlado. Usando suas características para o bem de si próprio e do mundo ao redor. Como por exemplo, o oral é ótimo em comunicação, conectar as pessoas, é amoroso e distribui amor.



DOR: esse termo usamos quando o oral esta preso em um momento ruim, onde ele sofre com alguns comportamentos dele mesmo, por ter medo do abandono acaba se precipitando e abandonando quem ama, ou se tornando uma pessoa grudenta.


A sua dor é o abandono, sente medo de ser abandonado e sente que o mundo quer o abandonar, por isso, costuma se relacionar com várias pessoas e com nenhuma ao mesmo tempo, vive alternando entre vários grupos diferentes.


Quando criança o oral é cativante, sorridente, amoroso e gosta de receber carinho de todos ao seu redor.


Na adolescência por conta do medo de abandono, acaba migrando de grupo em grupo, sendo conhecido por todos e não se conectando de verdade com ninguém. Podendo na dor consumir muitos alimentos gordurosos ou entrar em vícios de drogas.


Quando adulto, o oral costuma fazer festas e tentar unir as pessoas em sua casa, no trabalho é otimo para trabalhos em grupo e que necessitam da comunicação, na dor podem fazer birras quando frustrados e não conseguir uma dieta equilibrada.


É claro, que aqui estou colocando apenas alguns exemplos, para que você consiga entender a diferença. É por isso, que o oral na dor precisa procurar ajuda de uma terapia para que ele consiga usar seus dons ao seu favor e não ao contrário.


Frases Comuns de um Esquizoide na Dor


  • amo comer

  • não consigo perder peso

  • não sei porque estou chorando

  • não consigo segurar as lagrimas

  • as pessoas me acham infantil

  • ninguém me leva a sério

  • quem eu amo não me dá carinho.



Natália Oliveira

Terapeuta

contato.naterapia@gmail.com











Comments


Aproveite que está aqui e se inscreva para receber as novidades

Thanks for submitting!

3.png
bottom of page