Tempero da Felicidade: os 10 alimentos que eliminam a depressão
Atualizado: 5 de nov. de 2024
Você já deve ter escutado a expressão "você é o que come" não é mesmo?
E isso é pura verdade, os alimentos possuem nutrientes que fazem nosso corpo, mente e emocional funcionarem alinhados.
Nem sempre falta de animo é depressão, muitas vezes é apenas uma alimentação errada.
E existem muitos alimentos que devem sim ser adicionados no seu cardápio no dia a dia. Que eliminam a depressão, por conter substancias que melhoram o desempenho, fornecem energia e ainda dão sensação de prazer.
Você se alimenta corretamente? Será mesmo?
Você consome alimentos frescos e naturais com frequência ou prefere a comida processada, frituras e doces?
Se a resposta for processados, frituras e doces, então está na hora de rever sua alimentação. Os nutricionistas recomendam de 6 a 8 refeições por dia em pequenas porções com muito colorido, e quando digo colorido me refiro a verduras, frutas e legumes, não a balas e doces rsrsrs
Porque a Qualidade da Alimentação é importante para a Saúde mental
O tratamento para depressão assim como outros transtornos emocionais não dependem somente da alimentação, mas sim de muitos fatores, como exercícios físicos, leituras, convívio social, terapia e em alguns casos medicações.
Mas, uma boa alimentação além de evitar o agravamento também melhora os sintomas.
Assim como cientistas e pesquisadores de universidades renomadas conseguiram descobrir em seus estudos. Que foram publicados no The Lancet Psychiatry, revista científica global voltada para a área da psicologia, que evidenciam a importância da alimentação no combate de transtornos mentais.
Na Austrália, foi publicado um estudo sobre dietas mediterrânea e japonesa (rica em frutos do mar, legumes, verduras, grãos não processados, com baixo consumo em açúcar e carne.
E foi identificada uma redução de até 35% na probabilidade de desenvolver depressão e outros transtornos mentais.
Com isso, foi comprovado que os alimentos ingeridos interferem em nossa qualidade de vida, tanto mental como física.
Depende apenas de você tomar a iniciativa. Porque os alimentos ajudam no combate a depressão?
A maior queixa de uma pessoa depressiva, é a falta de vontade de fazer coisas do dia a dia, mesmo as tarefas que sentia prazer anteriormente.
Uma alimentação equilibrada gera benefícios como mais energia e bem estar. Além de ser necessário para o corpo e mente a alimentação também gera prazer, mas é preciso tomar cuidado com os excessos.
O prazer é estimulado pela produção de serotonina e dopamina, substancias que tem a produção acelerada com o consumo de alimentos antidepressivos.
Mais da metade da serotonina disponível no organismo é encontrada no intestino, por isso, uma flora intestinal equilibrada, ajuda a manter o humor. Para conseguir esse efeito o consumo de muita água é fundamental junto com fibras.
A irritabilidade está relacionada com o mal funcionamento do intestino. A depressão e ansiedade podem apresentar doenças como gastrite nervosa e ou úlcera.
Dicas de alimentos que combatem à depressão
Os alimentos que eliminam depressão são diversos. Acrescente mais porções e unidades na sua alimentação do dia a dia.
Espinafre, Brócolis e Alface
Floras Verdes - Ricos em Folato
O Folato está presente no complexo B que está ligada à prevenção de transtornos mentais.
Além disso, na alface, há diversas substâncias nos talos das folhas, principalmente a lactucina e a lactupicrina, que atuam como calmantes naturais.
Laranja
Vitamina C
Essa vitamina garante o bom funcionamento do sistema nervoso, combate a fadiga dando uma boa energia. Além de inibir o cortisol que gera estresse
Melancia, Abacate, Mamão, Banana e Limão
Frutas - Contém Aminoácido Triptofano
Ajuda na produção de serotonina. O consumo de três a cinco porções de frutas diariamente é o mais recomendado.
Mel
Contém Serotonina
Duas colheres por dia, substitua o açúcar em suas receitas pelo mel, podendo colocar em sobremesas, frutas e bebidas. Leite e iogurte desnatado
Fontes de Cálcio
Mineral que combate a depressão e elimina a tensão. Reduz e controla o nervosismo e a irritabilidade. Assim, de duas a três porções por dia são o bastante. Intolerantes a Lactose devem evitar esses alimentos.
Batata-doce, Lentilha, feijão, pão integral e arroz integral
Carboidratos complexos
Esses alimentos auxiliam o organismo a absorver triptofano, estimulando a produção do neurotransmissor serotonina. Apesar do carboidrato ser o inimigo número um das dietas, o recomendado é ingerir uma pequena quantidade diariamente.
Castanha-do-pará
Rica em Selênio
Auxilia na redução do estresse. São antioxidante que reduz a quantidade de radicais livres. Estes podem causar danos, como inflamação e envelhecimento das células. Mas basta consumir uma unidade ao dia.
Aveia e centeio
Complexo B e Vitamina E
Melhoram o funcionamento do intestino, combatendo também a ansiedade e a depressão. É recomendado ingerir três colheres de sopa por dia. Você pode misturar na vitamina, no suco verde e no shake, ou comer com frutas.
Peixes e Frutos do Mar
Ômega-3
Os ácidos graxos do ômega-3 fornecem uma variedade de atividades neuroquímicas: modulam a receptação, degradação e síntese de neurotransmissores (noradrenalina, dopamina e serotonina) e ligação ao receptor; efeitos anti-inflamatórios; e aprimoramento da fluidez e neurogênese da membrana celular.
Soja
Para combater a falta de energia originada da depressão, passe a consumir mais soja. Este alimento desempenha papel fundamental no fornecimento de energia para as células e possui propriedades calmantes que combatem a ansiedade e o nervosismo.
Não Coma Alimentos que prejudicam a saúde mental e física
Não adianta comer todos os alimentos que fazem bem e continuar comendo aqueles que fazem mal, não é mesmo?
Então diminua e evite alimentos como refrigerantes, fast foods, bebidas alcoólicas, doces, frituras e carboidratos em excesso.
Os alimentos citados acima causam diversos efeitos negativos ao longo de décadas de consumo impróprio: aumento de peso, alterações de humor, produção desequilibrada de hormônios, doenças cardiovasculares, diabetes, entre outros. Todos esses fatores contribuem para agravar a depressão.
Balancear o consumo desses alimentos é a melhor maneira de obter uma alimentação saudável. Não é necessário cortá-los de uma vez por todas. Para o corpo acostumado a ingerir esses alimentos, uma parada brusca é extremamente negativa.
Vá diminuindo as porções, procurando ingerir mais dos alimentos que combatem à depressão presentes nesta lista um dia após o outro.
Gostou do post? Então assine nossa newsletter para receber, em sua caixa de emails, notificações de nossos conteúdos e novidades!
Outros artigo que você também pode gostar
Natalia Oliveira
Terapeuta TRG. É apaixonada por psicologia e comportamento humano, sendo grande estudiosa de temas como Psicologia Positiva e os impactos da felicidade na saúde física e mental. Encontrou nas atividades físicas disciplina, foco, felicidade e produtividade. Você também pode me seguir no Instagram @nataliaoliveiraterapeuta
Commentaires