top of page

Transtorno Emocional, Será?

Atualizado: 1 de dez. de 2022

Entenda sobre transtorno emocional, e saiba se os seus sintomas podem ser um transtorno emocional ou não. Veja como está afetando o mundo inteiro e que você não está sozinha.


Transtorno Emocional x Saúde Mental



Vejo que existe um certo preconceito com a frase "saúde mental", isso porque sempre usamos as doenças mentais como algo de outro mundo, associado a doenças patológicas e como popularmente usada "loucura". Mas, saúde mental vai muito além disso, a saúde mental nada mais é do que o equilíbrio de nossas emoções e pensamentos que nos trás uma paz interior.


Portanto o Transtorno Emocional é sim um problema causado em nossa mente, que pode estar relacionado a muitos fatores de nossas vidas.


Por isso, quando falamos de saúde mental, estamos nos referindo a um tratamento dos transtornos emocionais.


Porque Ocorre o Transtorno Emocional?


Como mencionei logo acima, o transtorno emocional pode estar relacionado a diversos fatores.

Mas, para você entender como funciona, preciso explicar sobre gatilho mental.


Gatilhos Mentais

De uma forma didática imagine que existe um botão no seu cérebro. E esse botão é acionado por um dos 5 sentidos, tato, olfato, paladar, visão e ou audição.


Toda vez que esse botão é acionado, você tem uma crise, pode ser leve ou muito forte como um ataque de pânico ou meses em uma profunda depressão.

Cada pessoa manifesta essa crise de uma forma, algumas pessoas convivem com crises diariamente e nem percebem, como por exemplo, ficar batendo a perna, morder um lápis, ficar agitada...


E o transtorno emocional nada mais é do que um sintoma de algo mais profundo.


Vamos supor que você é um computador.

No seu inconsciente fica registrados todas as memórias da sua vida, sejam elas ruins ou boas e provavelmente você nem lembra dessas memórias, mas seu corpo sim.


Ou seja, por exemplo, imagine que aos 7 anos de idade você tinha um brinquedo favorito e foi obrigada a emprestar esse brinquedo, e então ele quebrou. Você sentiu muita raiva e chorou muito.

Mas, hoje você não lembra disso, porem sempre que alguém pede algo emprestado, você sente uma raiva sem saber o porque.


O ato de alguém pedir algo emprestado é seu gatilho mental. O botão do computador.

A lembrança dos 7 anos está no inconsciente e é o motivo do seu transtorno emocional. Que seria uma pasta arquivada na memória do computador

E a raiva que você sente hoje é o sintoma de uma crise de transtorno emocional. Que seria o seu consciente, o hoje a tela do computador que você mexe todo dia.


Conseguiu entender?


Transtornos Emocionais Mais Comuns


Ansiedade, Depressão, Estresse, Fobia Social, Síndrome do Pânico, Transtorno Comportamental Emocional e Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)


Quem esta sujeito a ter Transtorno Emocional?


Todo mundo, isso mesmo, desde criança a idoso, todas as pessoas podem apresentar transtorno emocional em alguma fase da vida. Não existe dores maiores ou menores, todas são dores e devem sim ser tratadas por uma terapeuta.



Estatísticas apontam que :

Em 2019, quase um bilhão de pessoas – incluindo 14% dos adolescentes do mundo – viviam com um transtorno mental. O suicídio foi responsável por mais de uma em cada 100 mortes e 58% dos suicídios ocorreram antes dos 50 anos de idade.


Um estudo publicado na revista científica Jama (Journal of the American Medical Association) aponta que os sintomas de depressão aumentaram mais do que três vezes durante a pandemia de Covid-19, nos EUA, em comparação com dados anteriores, de 2017 a 2018. Antes do coronavírus, 8,5% dos residentes relataram algum sinal de depressão. Esse número subiu para 27,8% na pandemia


Como Tratar o Transtorno Emocional


Levar uma vida saudável é indicado para todos, como uma boa alimentação, exercícios, leituras e meditação.

Mas, você tem que concordar que nos dias de hoje é muito difícil seguir o passo a passo de uma vida saudável.


Se você anda tendo crises muito fortes, que estão atrapalhando seu dia a dia ou trazendo pensamentos suicidas é de suma importância que procure um psiquiatra.

O psiquiatra é o médico mais indicado para te dar medicações que irão te ajudar a controlar suas crises.


Mas para que o tratamento seja 100% eficaz e que você não viva dependendo de remédios por toda a vida. É muito importante fazer um acompanhamento com Terapia.


Existem diversas técnicas de terapia no mercado, mas o mais importante é que você tenha afinidade com sua terapeuta.


A técnica que utilizo é Terapia de Reprocessamento Generativo TRG, com essa técnica é feito um reprocessamento de toda a sua vida, fortalecendo seu emocional e desativando os gatilhos mentais que te trazem transtornos emocionais hoje.


Além de tratar o passado, também faço uma potencialização, uma projeção do seu futuro, te fortalecendo para conflitos futuros que possa acontecer em sua vida e te fortalecendo para correr atrás dos seus sonhos.


Agende uma consulta 011 9 4549 4833


Transtornos Emocionais, Será ?


Veja abaixo uma pequena descrição dos transtornos emocionais mais comuns e veja se você está tendo algum deles.


Ansiedade

Causa um mal-estar físico e psíquico podendo ser confundida com agonia e aflição.

Sintomas:

tensão pelo corpo, sensação de algo ruim irá acontecer, medo, irritabilidade, falta de concentração, sensação de falta de ar, insônia, pernas batendo, mãos inquietas, ranger os dentes, suor, calafrios e outros...

Positivo


A ansiedade na medida certa, é considerada algo positivo e natural

Negativo

Quando a ansiedade passa a se tornar incapacitante, impedindo você de fazer tarefas do cotidiano. Causando grande estresse e tensão, é preocupante e precisa ser tratada por uma terapeuta.


Depressão

Causa sensação de solidão, sofrimento, choros constantes e pode afetar o convívio com pessoas.


Sintomas:

apatia, falta de motivação, irritabilidade, ansiedade, angústia, raciocínio mais lento, esquecimento, tristeza profunda e pode causar sintomas físicos.

Positivo

A depressão quando surge por algo concreto, como uma perca de uma pessoa próxima, perca de um emprego, não conseguir alcançar o objetivo, nesse caso chamamos de luto, esse luto deve ser vivido e respeitado, algumas pessoas demoram dias outras semanas para se recuperar.

Negativo

Causa um transtorno emocional, mental e físico, podendo ter grandes angústias e desequilíbrio químico. Os neurotransmissores são bastante afetados, e o sintoma mais marcante é a tristeza profunda e permanente podendo surgir pensamentos suicidas. Procure ajuda de uma terapeuta.



Estresse

Sendo uma condição estimulada por diversos fatores, provocando agitação emocional negativa, sendo o Brasil o país com nível maior de estresse.

Sintomas:

irritação, descontrole emocional, choro sem motivo, preocupação em excesso, sintomas físicos, como dores de cabeça, desconforto no estômago, dores no corpo, bruxismo, ronco, entre outros.

Positivo

O estresse assim como a ansiedade pode ser benéfica em algumas situações e quando em baixa intensidade.

Negativo

Considerada a doença do século, o estresse tem sido relacionado com o estilo de vida moderno, podendo afetar crianças e adultos, sendo que nas crianças a maioria das vezes é culpa da criação dos pais. Para eliminar o estresse é importante identificar sua fonte, o motivo real de tanta angústia. Procure ajuda de uma terapeuta.



Fobia social

O medo de interagir com outras pessoas pode ser confundido com timidez ou tipo de personalidade,

Sintomas:

Sensação de desconforto, pânico, frio na espinha ou barriga, evitar festas, reuniões com muitas pessoas, evitar conhecer pessoas novas, dor no estomago, náuseas, confusão, diarreia, tensão muscular e vertigem....

Positivo

Alguns dos sintomas acima é normal, caso você tenha uma vida sociável saudável e sinta apenas em momentos específicos como fazer uma palestra, por exemplo.

Negativo

Pode gerar isolamento total, sendo prejudicial na vida pessoal e financeira. Causando impedimento no sucesso pessoal e no trabalho. Podendo se tornar depressão e crises de ataque de pânico. Importante o acompanhamento de um psiquiatra e uma terapeuta.


Síndrome do Pânico

Síndrome do Pânico ou Ataque de Pânico é uma sensação que surge sem aviso prévio de que algo de muito ruim vai acontecer, causando desespero e medo tanto em quem está tendo o ataque quanto em quem está ao seu redor.

Sintomas:

sensação de perigo iminente, hiperventilada, dores abdominais, dores no peito e desconforto, náusea, dor de cabeça, tremores e contração no corpo inteiro gerando muita dor.

Positivo

Não há

Negativo

Pode fazer com que a pessoa se isole e evite sair de casa com medo de ter uma crise, algumas pessoas sentem tanto medo que podem tomar atitudes estremas como sair correndo em uma rua movimentada. A compreensão dos familiares é de suma importância e é importante que não se trata de um ato para chamar a atenção. Importante o acompanhamento de um psiquiatra e uma terapeuta.


Transtorno Comportamental Emocional

Esse transtorno afeta a capacidade da pessoa ser feliz, impedindo o controle sobre suas emoções e em sua concentração.

Sintomas:

agir de forma imprópria ou ter reações emocionais exageradas em situações comuns do dia a dia.

Positivo

Não há

Negativo

Dificuldade de ter e manter relacionamentos interpessoais, inclusive no trabalho. Podendo ter também sentimentos como infelicidade, medo e ansiedade. Importante o acompanhamento de um psiquiatra e uma terapeuta.


Transtorno Obsessivo Compulsivo (TOC)

Comportamentos compulsivos, gerados por pensamentos e medos irracionais, como movimentos involuntários de alguma parte do corpo.

Sintomas:

Comportamentos compulsivos, obsessões

Positivo

Não há

Negativo

A impossibilidade de controlar os impulsos compulsivos acabam atrapalhando o convívio social, podendo causar depressão, ansiedade e sensação de incapaz. Importante o acompanhamento de um psiquiatra e uma terapeuta.



Comments


Aproveite que está aqui e se inscreva para receber as novidades

Thanks for submitting!

3.png
bottom of page