Sinto um Vazio Interior: O Sinal de Alerta que não pode ser Ignorado
Sabia que sua mente é programada para agir em nome do seu bem estar?
Sim! Muitas vezes acontecem coisas em nossa vida que não paramos para observar. Porém quando ocorre algo, vamos dizer "cientifico" observamos muito mais rápido.
Você já bateu o dedinho do pé na quina de algum móvel da sua casa? Nossa como dóóói, só de pensar.
Sabe por quê dói? Porque nossa mente está ligada em todos os pontos de nosso corpo, e quando alguma parte dele como, por exemplo, o dedinho do pé está em perigo logo recebemos a informação de dor.
Imagine se não sentíssemos dor, e colocássemos a mão no fogo, iriamos perceber que tem algo de errado apenas quando sentíssemos o cheiro ou víssemos a fumaça.
Por isso, é importante sentir dor, você deve estar pensando que sou maluca kkkkk, mas, sim quando sentimos dor enviamos a mensagem para nossa mente e ela entende "não vou repetir isso porque sei que dói".
E o mesmo ocorre no nosso EMOCIONAL.
Antes de Continuar é Importante Entender como nossa Mente Funciona
Sim, toda vez que sentimos algo que não é bom, como por exemplo ficarmos triste por ter levado uma bronca de nossa mãe, nossa mente irá registrar essa informação e irá fazer de tudo para que você pare de sentir essa tristeza, e que nunca mais volte a sentir.
Talvez você esteja dizendo "Isso, não é verdade pois meu filho continua repetindo a mesma coisa não importa quantas vezes eu diga não".
Hummm! Será que seu filho está realmente entendo a mensagem que está passando para ele? Ou será que ele vê sentido no porque, você não gosta que ele faça o que ele adora fazer?
Pense sobre isso, mas isso irá ficar para o próximo artigo.
Hoje quero que entenda, nossas emoções são as principais responsáveis pelo nosso comportamento. Isso não significa que Maria e João irão ter o mesmo comportamento passando por uma situação igual ou semelhante.
Mas, de um modo geral, significa que ambos irão processar a informação da situação que viveram e registrar em suas mentes. A mente por sua vez, irá filtrar as informações e separar o que cada um está preparado emocionalmente para relembrar ou não daquele fato. Omitindo assim, informações muito dolorosas.
Porém, toda vez que Maria e João passar por algo semelhante em suas vidas, que causem sensações parecidas com as do passado, a mente irá bloquear ou causar comportamentos repetitivos, gerando desconforto emocional.
Ok! Entendi. Mas, o que isso tem haver com sinto um vazio?
Tudo!
O vazio que sentimos pode ser considerado uma emoção. Um alerta da nossa mente de que algo está errado.
Como eu disse anteriormente cada pessoa, ou seja, Maria e João irão ter um motivo diferente para estar sentindo esse vazio.
Eu costumo dizer que existe um universo dentro de cada um, um universo que precisa ser explorado para que seja encontrado o real motivo de tanto vazio.
Mas, irei citar um exemplo que venho observando estar acontecendo com maior frequência, que é "a falta de propósito de vida".
E para isso terei que voltar novamente em nossa infância.
Desde que somos gerados no ventre de nossas mães, estamos sendo modelados, mas o que isso quer dizer?
Cientificamente carregamos traços de nossos ancestrais, ou seja, a cor do olho, assim como o formato da boca pode ser igual de um parente distante.
Não é a toa que falamos e ouvimos muito. " essa criança puxou para o tio" "essa criança parece com a avó"
Mas, além dos traços físicos também carregamos comportamentos, por isso, é muito comum ver um filho repetindo os mesmos comportamentos da mãe ou do pai.
Porém, o mundo ao nosso redor também é responsável pela nossa modelagem, porque se assim não fosse, seriamos todos iguais kkkk.
Quando saímos do ventre de nossas mães, passamos a ter sensações estranhas, como frio, fome, dor...
E na maioria das vezes temos o amor e carinho de nossa mãe e pai, que são os primeiros a nos dizer o que estamos ou não fazendo de errado. Aos poucos vamos tendo uma percepção do mundo em qual vivemos.
E isso continua acontecendo por toda nossa vida, porém com maior percepção até nossos 10 anos de idade
.
Assim estamos modelados, com nossa personalidade, nossa percepção do que é certo e errado e nossas crenças.
Ok, mas porque estou com esse Vazio?
Agora que você entendeu como funciona a nossa percepção de vida. Irei contar a história de Maria.
Maria viveu sua vida muito feliz, cresceu em uma família que a amava. Mas, aos 30 anos começou a perceber um vazio.
Um vazio sem explicação, algo que a incomodava, ela foi ignorando esse vazio.
Com o tempo começou a piorar, a sensação se tornou algo insuportável, chorava todos os dias.
Ela não entendia o que estava acontecendo. Procurava por respostas em todos os lugares, mas nada parecia ajudar.
Até que Maria resolveu pedir ajuda de uma terapeuta.
Ela hesitou varias e varias vezes, tentava ligar para uma terapeuta e não tinha coragem.
Até que se viu sem saída tendo alucinações e resolveu respirar fundo.
Foi na primeira etapa da terapia que conseguiu se libertar da dor.
Depois foi questão de tempo e logo já tinha identificado o que te causava tanto vazio.
Viveu sua vida no automático, e quando se deu conta não sabia mais quem era e o que queria para sua vida, se sentiu perdida e se perguntando "quem sou eu?"
Na segunda etapa da terapia conseguiu perceber que todas as decisões que tinha tomado era porque achava correto, não porque gostaria de fazer, mas porque acreditava que as pessoas ao redor aprovariam.
A faculdade foi indicação do pai, o marido foi aprovação da mãe, dizer sim para tudo por educação, deixar o parceiro escolher a comida no restaurante e assim por diante.
Então, Maria ao descobrir isso decidiu procurar por ela mesma, aonde ela havia se perdido.
E hoje ela se reencontrou, podendo dizer que está realizada por ter encontrado o seu propósito de vida.
Perceba o Vazio
Até mesmo as coisas mais simples em nossas vidas podem gerar sintomas como o Vazio do alerta para que paremos e pensamos "o que realmente quero para mim?"
Sou Natália Oliveira - Terapeuta
Ajudo pessoas a se livrarem da angustia emocional como o vazio
contato.naterapia@gmail.com
Comments